heldercorreia.com

autodidata, programador e consultor

Portfólio

A primeira versão deste site (2008) continha uma espécie de portfólio com alguns dos meus trabalhos prévios. Nunca achei no entanto que me fizessem justiça porque não sou um Frontend Developer (no contexto de função primária), nem tenho muito jeito para criar designs originais. Em toda a verdade, acho enfadonho converter um design feito em Photoshop para HTML e CSS, mas faço-o na mesma.

Aquilo que gosto mais de fazer é programar. Não é desenhar e não é formatar. Ao longo dos anos o que tenho mais feito são backends ou ferramentas de gestão de vários tipos. O mais habitual é eu não poder mostrar o código por esse ser proprietário, por isso é difícil apresentar alguns destes num portfólio quando eu sei que o livro vai ser julgado pela capa (design vs código).

O mínimo que poderia fazer seria listar funcionalidades, mas mesmo assim tive o ano passado uma ideia melhor. Decidi criar um blog. Tem tido um começo muito lento por causa da Universidade que me ocupa bastante tempo, mas espero ir escrevendo com mais regularidade no futuro, especialmente quando não estou a meio de um semestre. Penso que um blog dará uma melhor visão de como eu sou como programador.

Tenho também intenção de contribuir em projectos open-source e aí sim, terei algum do meu código visível para todos (assim como contribuir para a comunidade, claro). Ainda não tive a oportunidade de me juntar a uma equipa (provavelmente só depois do curso) mas alguns dos trabalhos que vou entregando na Universidade publico-os, assim como outros projetos que vou iniciando tal como os backups automáticos para o Dreamhost.

Estes projectos vão ficando disponíveis na minha conta do Github. Eu uso o Git como primeira escolha para controlo de versões e é lá que meto os meus códigos abertos. É lá que deverão ser encontrados exemplos de programação minha no contexto de um projeto.

Um dos objectivos deste blog é falar sobre programação e expor alguns conhecimentos nem que seja para referência futura. O Git é uma ferramenta indispensável para um programador e espero começar a escrever sobre este assunto em breve. (“,)

Comentários