heldercorreia.com

autodidata, programador e consultor

Os “likes” e a partilha social

Depois de uma longa hibernação vou voltar à escrita. Tenho estado extremamente ocupado, mas o nevoeiro está a começar a levantar e há coisas para partilhar. (",)

Decidi escrever sobre uma idea que li há uns meses atrás e que acabei por implementar neste site.

É comum hoje em dia haver botões de partilha social (Facebook, Twitter, Google Plus…) no final de artigos ou em todas as páginas de um site. Esses widgets adicionam “peso” à página, o que atrasa o seu carregamento, e reduzem a simplicidade do design.

Por outro lado, no Facebook, uma partilha tem mais visibilidade que um like. A Smashing Magazine descobriu que removendo os botões like trouxe mais tráfego do Facebook porque as pessoas partilhavam mais em vez de “gostar”.

Há também o argumento de que um artigo que apresenta um número baixo de partilhas no widget social, pode trazer uma percepção negativa ao visitante sobre a sua popularidade e valor. Faz-me lembrar quando havia uma altura em que se inseriam nos sites contadores de visitas, mas deixou-se de o fazer pelo mesmo motivo. O número de partilhas pode dar uma noção errada do número de visitas.

Aparentemente quem costuma partilhar, tem maior tendência em copiar o endereço de uma página e colocar diretamente na sua rede social de escolha, do que usar os botões de partilha incluídos no site.

Por esses motivos decidi remover as partilhas sociais deste site, portanto agora as páginas ficam um bocadinho mais leves. O que acham? Gostam deste tipo de widgets, ou é mesmo melhor tirar?

Comentários